quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Breve Histórico

O Grupo de União e Consciência Negra da Bahia – GRUCON-BA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 25 de setembro de 1999, na comunidade de Alagados, bairro da Massaranduba, Salvador-Ba. A Entidade surge com a união de um grupo de moradores que pretendiam inserir neste contexto as discussões e enfrentamentos contra todas as formas de preconceitos sociais, raciais, econômicos, ligados a questão da origem étnico racial.

O GRUCON está inserido em uma comunidade majoritariamente negra, que apresenta expressões visíveis do processo histórico da desigualdade no Brasil, implantada a partir do modo de produção escravista e da negação de direitos da população Afrodescendetes.

Neste sentido a entidade tem como missão trabalhar para o resgate da verdadeira origem do povo negro no Brasil, na Bahia e na comunidade afirmando a sua identidade cultural via o enfrentamento e a luta contra a discriminação racial.

2 comentários:

  1. A persistência na luta pela igualdade racial, os vários desafios já enfrentados por este grupo faz a total diferença.
    PARABÉNS, LUZ E MUITA SORTE !!!!
    CLAUDINA - SP

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGAS! ESTOU RETORMANDO O CONTATO COM VOS, EM BREVE ESCREVEREI MAIS.

    NINHO

    ResponderExcluir