Capoeira

No GRUCON a Capoeira é levada a sério, com muito respeito.
A Capoeira Angola foi a modalidade definida como veículo de arte-educação, dentre outras possibilidades, para discutir as relações etnico-raciais. 


Capoeira Angola
A Capoeira Angola está entre as mais significativas expressões culturais de matriz africana no Brasil, sendo de fundamental importância na formação da cultura do povo brasileiro. Como arte e filosofia, ela ganhou amantes, praticantes e seguidores por todo o planeta.


As aulas no GRUCON acontecem devido a parceria com a Fundação Internacional de Capoeira Angola. Criada em 1995, pelos mestres Cobra Mansa, Jurandir e Valmir, a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) tem como objetivo preservar a originalidade filosófica e cultural da capoeira angola. A FICA realiza, ao longo de 16 anos de existência, um trabalho profícuo de valorização e difusão da cultura afro-brasileira no âmbito nacional e internacional, unindo ações sociais e culturais para promover a cidadania e o desenvolvimento humano.

 O Projeto Nena dengue kilondokilo
Em Salvador, a FICA-Bahia é coordenada pelo Mestre Valmir Damasceno. Acreditando no potencial da Capoeira Angola como prática educativa e em sua importância para a construção da auto-estima das populações negras, a FICA-BA, desde o seu surgimento, vem realizando projetos socioculturais na capital baiana, em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais. Atualmente, mantém o projeto “Nena dengue kilondokilo” (Crianças que têm alegria de viver), atendendo em torno de 30 crianças na comunidade de Massaranduba (Cidade Baixa/Salvador), em parceria com o Grupo de União e Consciência Negra – GRUCON, onde atuam desde 1987.
"Nena Dengue Kilondonkilo' (Crianças que tem alegria de viver), iniciado no ano de 2001, envolvendo aproximadamente 50 jovens da comunidade da Massaranduba.

Em sua sede, localizada na região central da cidade de Salvador (Rua Carlos Gomes, 111, Ed. Esther Moura Franco, 5º Andar), a FICA oferece aulas de Capoeira Angola, de segunda a sexta-feira, e realiza rodas abertas ao público aos sábados, a partir das 9h30.

Mais informações sobre a Capoeira Angola e a FICA-Bahia: http://www.ficabahia.com.br

Algumas fotos da parceria realizada com o GRUCON:


Primeira aula com os alunos da Escola municipal 1º de Maio que participam das atividades promovidas pelo GRUCON

Professores Adriana Herrera e Luiz Fernando.






























Roda de Capoeira com educandos do GRUCON e da FICA-Ba:





Mestre Valmir